Não Tenho

Não tenho pais; faço do céu e da terra meus pais.

Não tenho lar; do mais profundo de mim mesmo faço meu lar.

Não tenho força divina; faço da honestidade a minha força.

Não tenho meios; a submissão é meu meio.

Não tenho nenhum poder mágico;  a força interior é a minha magia.

Não tenho vida nem morte; do eterno faço a minha vida e a minha morte.

Não tenho corpo; da coragem faço o meu corpo.

Não tenho olhos; o brilho do relâmpago, eis os meus olhos.

Não tenho ouvidos; a sensibilidade serve-me de ouvido.

Não tenho membros; o movimento instantâneo, eis os meus membros.

Não tenho lei; faço da minha própria proteção a minha lei.

Não tenho estratégia; livre de matar e livre de dar a vida, eis a minha estratégia.

Não tenho desígnios; a oportunidade é o meu desígnio.

Não tenho milagres; da justa lei faço o meu milagre.

Não tenho princípios; a adaptabilidade a todas as circunstâncias eis os meus princípios.

Não tenho tática; do vazio e do pleno faço a minha tática.

Não tenho talento; faço do espírito vivo o meu talento.

Não tenho inimigos; faço da irresponsabilidade o meu talento.

Não tenho armadura; da benevolência e da retidão faço a minha armadura.

Não tenho castelo; o espírito imutável é o meu castelo.

Não tenho espada; do estado que está acima e além do pensamento, faço a minha espada.

