(Rumi)

Com a maré da manhã surgiu no céu uma lua.

De lá desceu e fitou-me.

Como o falcão que arrebata o pássaro,

essa lua agarrou-me e cruzou o céu.

Quando olhei para mim, já não me vi:

naquela lua meu corpo se tornara,

por graça, sutil como a alma.

Viajei então em estado de alma

e nada mais vi senão a lua,

até que o segredo do saber divino

me foi por inteiro revelado:

as noves esferas celestes fundiram-se na lua

e o vaso do meu ser dissolveu-se inteiro no mar.

Quando o mar quebrou-se em ondas,

a sabedoria divina lançou sua voz ao longe.

Assim tudo ocorreu, assim tudo foi feito.

Logo o mar inundou-se de espumas,

e cada gota de espuma

tomou forma e corpo.

Ao receber o chamado do mar,

cada corpo de espuma se desfez

e tornou-se espírito no oceano.

Sem a majestade de Shama de Tabriz

não se poderia contemplar a lua

nem tornar-se mar.

